terça-feira, 31 de janeiro de 2012

As rochas deslizantes de Racetrack Playa

Um dos mistérios mais interessantes do Death Valley National Park é o deslizamento de rochas de Racetrack Playa (uma playa é um lago seco). Essas rochas podem ser encontradas no chão da playa com trilhas muito atrás deles. De alguma forma estas rochas deslizam em toda a playa, corte um sulco no sedimento enquanto se movem.
Algumas dessas rochas pesam vários quilos. Que faz a pergunta: "Como é que eles se movem?" um grande desafio.
A verdade: Ninguém sabe ao certo exatamente como estes se mover rochas - embora algumas pessoas vêm-se com algumas explicações muito boas. A razão pela qual seu movimento permanece um mistério: Ninguém jamais viu em movimento!


Serão movidas por pessoas ou animais?

A forma de trilhas atrás das rochas sugerem que eles se movem durante períodos em que o piso de Playa Racetrack é coberto com uma lama muito mole. A falta de lama perturbada ao redor das trilhas de rock elimina a possibilidade de uma pressão humana ou animal a provocar o movimento das rochas.

Vento é a causa Favorecida!

Todas as melhores explicações envolvem o vento como fonte de energia por trás do movimento das rochas. A questão que permanece é se elas deslizam enquanto envoltas  num manto de gelo ou elas simplesmente deslizam sobre a superfície da lama? Talvez cada um destes métodos é responsável por algum movimento ?

Talvez esta história ficará mais interessante se a resposta real nunca for descoberta!

http://geology.com/articles/racetrack-playa-sliding-rocks.shtml

 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Paleogénico

O objectivo deste trabalho foi dar a conhecer os segredos mais bem guardados dos que estiveram antigamente na epoca paleogenica; como eram, como viviam, e como era a terra durante as suas vidas.

Carta Topográfica


Durante a produção deste trabalho passamos a conhecer programas novos relacionados com software de desenho vectorial como o inkscape. Um programa simples de usar mas com algumas dificuldades  como a criação dos elementos de algumas camadas como a do rio e as curvas de nivel pois nao estavamos habituados a este tipo de programas.