quinta-feira, 15 de março de 2012

Árvore Geneologica do Homem

O hominídeos desde que apareceu na primeira vez na terra á alguns milhões de anos na África tem sofrido varias alterações provocadas pelas mudanças no ambiente, o que permitiu que este sobrevivesse. A seguinte árvore geneologica mostra as diferentes espécies d.e humanos que existiram ao longo dos anos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Petroleo e gás natural na Antartida

Arctic Oil and Natural Gas Mapa Províncias: A United States Geological Survey estima que mais de 87% do petróleo do Ártico e os recursos de gás natural (cerca de 360.000 milhões de óleo equivalente de barris) está localizada em sete províncias do Ártico bacia: a bacia Amerasia,de Arctic Alaska , Oriente  de Barents, a leste da Gronelândia Bacia, oeste da Groenlândia, Canadá Oriente Bacia, bacia East Rift Groenlândia , bacia de West Siberian e a bacia Yenisey-Khatang.

ice road to an oil rig

A área acima do Círculo Polar Ártico é sustentada por bacias sedimentares e as plataformas continentais que detêm enormes reservas de petróleo e gás natural. A maior parte dessa área é pouco explorada de petróleo e gás natural, no entanto, a United States Geological Survey estima que o Ártico contém aproximadamente 13 por cento de todas as reservas ainda não descobertas de petroleo convencional e cerca de 30 por cento de seus recursos não descobertos convencionais são de gás natural.
 Isso faz do  Ártico uma área incrivelmente rica. É aproximadamente o mesmo tamanho geográfico como o Continente Africano - cerca de 6% da área da superfície da Terra - ainda detém 22 por cento estimado de petróleo da Terra e dos recursos de gás natural.
 A maior parte da exploração no Ártico até à data-ocorreu em terra. Este trabalho resultou no campo petrolífero de Prudhoe Bay no Alasca, o Campo Tazovskoye na Rússia e centenas de campos menores, muitos dos quais estão no Slope do Alasca do Norte. Contas de terra de cerca 1/3 da área do Ártico é pensado que armazena cerca de 16% de óleo remanescente do Ártico desconhecido e recursos de gás. 
Aproximadamente 1/3 da área do Ártico estao plataformas continentais que têm sido muito pouco exploradas. As prateleiras continentais do Ártico são a maior área geográfica na Terra com enormes recursos prováveis, que permanecem praticamente inexplorados. O restante 1/3 do Ártico é águas profundas do oceano mais de 500 metros de profundidade e esta área é inexplorado.

http://geology.com/articles/arctic-oil-and-gas/

Gronelândia pode desaparecer se a temperatura global sobe 1,6 graus

Groenlandia podría desaparecer si la temperatura global sube 1,6 grados

A pesquisa, conduzida pelo Departamento de Física da Terra II da UCM e os cientistas do Instituto Potsdam para Pesquisa do Impacto Climático (PIK), confirma que a calota polar é mais vulnerável ao aquecimento global do que se pensava anteriormente.
Esta investigação usou simulações de computador do gelo nesta região e seu clima, o cálculo da evolução da ilha durante os anteriores ciclos glaciais eo futuro de gelo.
Portanto, esta nova estimativa do limiar de temperatura crítica para a sobrevivência da ilha é mais fiável do que antes.
De acordo com o estudo, agora o aquecimento global é de 0,8 graus Celsius acima da temperatura em níveis pré-industriais.
Até agora, os estudos anteriores colocado a fusão da Gronelândia em um aumento na temperatura na vizinhança de 3,1 graus, um cálculo que, como esta pesquisa é "optimista."
O estudo também adverte que, embora o clima voltou ao seu estado pré-industrial, derretendo evitar novo crescimento acima da calota polar na ilha.
De acordo com estimativas do estúdio, o derretimento de gelo da Groenlândia poderia contribuir para a elevação do nível do mar de vários metros, que afetam milhões de pessoas que vivem em regiões costeiras.`


Se as  coisas continuarem neste ritmo a proxima geração nem vais saber o que é um glaciar.

http://www.que.es/ultimas-noticias/sociedad/201203141629-groenlandia-podria-desaparecer-temperatura-global-efe.html

Reacção em Cadeia: O Mundo sem petroleo

No âmbito do estudo da geologia, o nosso professor mostrou-nos este filme numa aula. É um filme que mostra o que muitos cientistas e investigadores crêem ser o que acontecerá quando o mundo inevitavelmente ficar sem petróleo. O filme mostra os efeitos da falta de petróleo a medida que os anos passavam. O primeiro efeito mais óbvio é que o petróleo restante teve que ser racionado para coisas importantes, causando vários problemas aos cidadão cuja vida depende dele. Mas á medida que o tempo vai passando a escassez de petróleo começa a afectar a industria agrícola e a falta de comida para a população começou a provocar violentos confrontos entre a população que teve que se mudar para onde fosse possível encontrar comida. Mas nem tudo é mau pois cientistas e restantes industrias sem o petróleo tiveram que apoiar fortemente energias renováveis e combustíveis alternativos. É um excelente filme que recomendo a que estiver interessado no futuro do nosso planeta.

Éste filme é mais uma razão pelo que se deve promover a procura de energias renovaveis.


http://culturadequalidade.blogspot.com/2011/10/reaccao-em-cadeia-hdtv-hdtv-720p-pt-pt.html

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homo Neanderthalensis


O Homo neanderthalensis cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás, originário possivelmente dos Homo erectus que se adaptaram ao clima frio da Europa, seu cérebro era de tamanho igual ao nosso, sua garganta era projectada para a fala, eles possuíam uma linguagem própria, viviam em grupos familiares formados de 8 à 25 pessoas no máximo, seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado que o nosso ( bem adaptado ao clima frio em que viviam), eram inteligentes, sua população era algo em torno 100 mil pessoas e sua alimentação era constituída 85% de carne, enterravam seus mortos. Os Homo neanderthalensis tinham uma vida agita e cheia de riscos, sua caça se baseava no combate corpo a corpo, metade de suas crianças não chegava aos 12 anos e 4 a cada 5 homens não chega a 40 anos, as mães neandertais amamentavam seus filhos até 5 anos de idade.
Possuíam basicamente 6 tipos de ferramentas, raspadeiras ( para confeccionar vestimentas ), machadinha, facas ( que também eram usadas como pontas de lanças ), laminas (que eram mais afiadas que bisturi cirúrgicos ) e lanças ( feitas com galhos ). Os Homo neanderthalensis não eram nossos ancestrais entraram em processo de extinção logo após terem entrado em contacto com o Homo sapiens.
Há aproximadamente 35 mil anos atrás o Homo sapiens chegou a Europa vindo da Ásia, no começo havia uma coexistência pacífica até benéfica para os Homens Neandertais, que estavam aprendendo com o Homo sapiens, suas ferramentas estavam pela primeira vez sofrendo bruscas modificações, os Homens Neandertais estavam fazendo ferramentas feitas de ossos, chifres e dentes, começaram até a fabricar adornos para vestimentas (tudo isso copiando o Homo sapiens) , mas com o tempo a coisa começou a mudar, mais e mais Homo sapiens chegavam a Europa, isso começou a gerar conflitos e os Homo sapiens tinham armas mais sofisticadas que os Homens de Neandertal, tem-se inicio o processo de extinção dos Homens Neandertais, que há aproximadamente 27 mil anos atrás entraram em extinção.

As seguintes imagens mostram a comparação do esqueleto do homo neanderthalensis com o Homo Sapiens e o aspecto que o mesmo teria.

Quanto á teoria das causas da extinção dos neanderthais existe que considere que foram extintos pelo homo Sapiens mas existem teorias que apontam para uma assimilação do homo Neanderthalensis pelo Homo Sapiens mas ainda não foi possivel chegar a uma resposta defenitiva em relação a esta teoria.