Já aconteceram muitas erupções durante o tempo que aqui estivemos e ainda mais estão para vir. Mas de todos esse houve uma erupção que marcou a humanidade ao passar a ser conhecida como a maior erupção volcanica de sempre. Essa erupção é a erupção do Tambora que ocorreu de 10 a 15 de Abril de 1816 na Indonésia.

Quando esta erupção decorreu provocou a morte a cerca de 92.000 pessoas, incluindo 10.000 por causa da explosão e consequente chuva de cinzas e 82.000 de outras causas relacionadas.
O choque da explosão foi sentido a mais de mil quilómetros de distância. Mt. Tambora, que tinha uma altura de cerca de 4000 m de altura antes da explosão foi reduzida para 2750 m, depois de 93 kilometros cúbicos de detritos para a atmosfera.
Os efeitos da erupção foram sentidos em todo o mundo: 1816 ficou conhecido como o "ano sem verão" por causa das cinzas vulcânicas na atmosfera, que baixou as temperaturas em todo o mundo. Nevou na Inglaterra esse Junho, e ocorreram problemas relacionados com agricultura em todo o Norte da Europa e América do Norte. Cerca de 100.000 mortes adicionais de fome nessas áreas foram resultado da erupção que ocorreu a quilómetros de distancia.
Esta erupção é uma lembrança de que tanto como a natureza é a nossa melhor amiga porque nos da recurso, também é inprevisivel e por vezes fatal.
Sem comentários:
Enviar um comentário