quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Joias da Terra - Opala

As jóias de qualidade opala são das jóias de melhor qualidade. Numa só jóia podem se ver todas as cores do espectro com uma qualidade e intensidade que rivaliza o "fogo" do diamante. As opalas de melhor qualidade.

Jogo de cor e Opalescencia

Opala é um dióxido de silício hidratado (SiO2.nH2O) que se encontra em todo o mundo. A maior parte desta opala é "opala comum" ou "potch", que tem um brilho leitoso ou perolada conhecida como "opalescência". No entanto, espécimes raros da opala produzem flashes de cores brilhantes, quando em presença de  luz. Estes flashes de cor são conhecidos como um "jogo da cor".Espécies de opalas que apresentam um jogo da cor são conhecidos como "preciosa opala". Se o jogo da cor é de alta qualidade o material pode ser usado para produzir jóias valiosas.
 Um jogo de cores em opala pode ser observado quando a pedra é movida, quando a fonte de luz é movida ou quando o ângulo de observação é alterado. O vídeo à direita ilustra "jogo de cores" em um etíope WELO opala.





Áreas dentro de uma opala que produzem um jogo da cor são feitos de esferas microscópicas de sílica organizados em uma rede ordenada. Quando a luz passa através das serie de esferas é difractada nas cores do espectro. O tamanho das esferas e sua embalagem geométricas determinam a cor e a qualidade da luz difractada.

http://geology.com/gemstones/opal/

Sem comentários:

Enviar um comentário